Acne na mulher adulta

A acne é um processo inflamatório crônico da unidade pilossebácea, particularmente comum em adolescentes e adultos jovens. Entretanto, pode ser observada na idade adulta em 54% das mulheres e 40% dos homens, gerando grande desconforto estético e até mesmo problemas psicossociais. A acne do adulto ocorre em todas as etnias, com menos intensidade em negros e orientais.
A causa da acne envolve diversos fatores, englobando componente hereditário hormonal, hopersecreção sebácea, distúrbio de queratinizaçao folicular e a ação do Propionibacterium acnes (bactéria) na conversão da acne não inflamatória (comedônica) para inflamatória. O estímulo androgênico das glândulas sebáceas tem importante papel na patogênese da acne.
Infelizmente, é uma afecção muito comum e uma das principais queixas dos pacientes que buscam tratamentos no consultório médico. A acne da mulher adulta apresenta algumas características especificas como menor número de lesões, localização mentoniana em geral, comedões fechados e surtos relacionados a pré-menstruação. Normalmente esta relacionada a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), sendo fundamental a pesquisa hormonal e a solicitação de ultra- sonografia pélvica para ajudar no diagnóstico.
O tratamento varia de acordo com o tipo de pele e a causa da acne. Os cuidados locais podem ser suficientes para a acne discreta, mas muitas vezes há de se acrescentar mais de um produto. São exemplos de terapias anti-acne na mulher adulta: retinóides tópicos e orais, antibióticos tópicos e orais, antiandrógenos e Peelings.
Ainda que a acne não seja doença que ameace a vida, pode ter consequências psicossociais e alterar negativamente a qualidade de vida da mulher. Mas, nunca devemos desistir do tratamento pois na maior parte das vezes os resultados são muito positivos.

 

Fonte: Dra. Juliana Tepedino


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!