Cuide de seus pés!

Muita gente já ouviu dizer que olhando para os pés de alguém da para saber se essa pessoa tem higiene... E isso é uma verdade! Os pobres coitados sofrem muito com nossa rotina diária pois sustentam todo o nosso peso. Cinco quilos a mais em nosso peso ja favorecem o surgimento de calosidades e pés grossos. Naturalmente, as regiões de cotovelos,  região palmar e plantar são mais grossas devido a camada mais superficial da pele (camada córnea) ser mais espessa nessas regiões. Os principais fatores que levam ao aumento desse espessamento com conseqüentes calosidades e rachaduras são:
 

-Hábito de usar sempre o mesmo calçado.
-Saltos altos com bicos finos sobrecarregam o peso sobre nossos pés, espessando os dedos e a parte mais anterior dos mesmos. Já as rasteirinhas sobrecarregam os calcanhares... Faca de dois gumes não é mesmo??? Use um salto médio de vez em quando para intercalar...
-Hábito de andar descalço.
- Defeitos e vícios ao caminhar concentram a pressão em determinados pontos que sofrem mais desenvolvendo calosidades mais exuberantes

Para evitar que isso ocorra devemos alternar nossos calçados e optar sempre pelos mais macios. Hidratar os pés após os banhos com cremes a base de ácido glicólico, alantoina, ácido latico, ácido salicilico e uréia, por exemplo, são hábitos excelentes e que prometem deixá-los bem lisinhos, além de evitar a tendência natural do espessamento.
Quando ocorrem as rachaduras, o ato de deambular torna-se mais difícil, doloroso, fazendo com que as pessoas mudem espontaneamente a marcha podendo gerar alterações na coluna. Essas rachaduras predispõe a entrada de bactérias e fungos, funcionando como portas de entrada para infeções em pernas e pés. Portando, muita atenção e cuidados com nossos pés!
Em geral, poucos dias após o início dos cuidados com nossos pés eles já mostram boa resposta ao tratamento!!!

Fonte: Dra. Juliana Tepedino
 
 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!